Como você está no setor, especialmente na equipe de rede e administração, você precisa conhecer algumas vulnerabilidades, como ataques de injeção, para ficar alerta contra elas.
Cada ataque ou vulnerabilidade possui um método diferente, principalmente ataques do tipo injeção.
Para entender isso e tomar cuidado com isso, você precisa conhecê-los. Aqui você também pode aprender sobre ataques XXE, ataques RFI e LFI.
Antes de discutirmos os tipos populares de ataques de injeção, vamos discutir o que são ataques de injeção.
O termo injeção pode descrever a forma do ataque.
Da mesma forma que a injeção passa o medicamento líquido dentro do corpo, esses invasores também fornecem algum conteúdo para buscar as informações.
Essa injeção vem principalmente de invasores maliciosos que garantem uma perda significativa em seus negócios.
Através dos ataques de injeção, o invasor pode inserir diferentes tipos de programas.
Essas entradas são interpretadas de forma que o processador as considere como comandos e as execute, o que gera o resultado errado.
Depois disso, os dados serão danificados e um invasor obterá todos os dados confidenciais da sua empresa.
Apenas a maioria dos invasores usa tipos de ataque de injeção porque é o método mais antigo.
Os ataques de injeção são um dos problemas significativos e são classificados como o primeiro aplicativo de vulnerabilidade.
Existem fortes razões por trás disso. Os ataques de injeção são muito perigosos.
Os ataques de injeção são usados para o aplicativo e para roubar informações confidenciais e privadas ou até mesmo sequestrar todo o servidor, portanto, apenas eles são uma ameaça para a indústria de aplicativos da web.
O que é um ataque de injeção?
Uma vulnerabilidade de segurança chamada ataque de injeção permite que um invasor insira códigos ou comandos maliciosos em um sistema ou aplicativo.
Para alterar o comportamento do programa ou obter acesso não autorizado aos dados, este ataque aproveita o manuseio descuidado ou a falta de validação da entrada do usuário.
Isso pode acontecer em diversas configurações, incluindo protocolos de rede, bancos de dados, interfaces de linha de comando e aplicativos online.
Quais são as causas dos ataques de injeção?
Validação de entrada insuficiente e falhas no tratamento de dados não confiáveis por um sistema ou aplicativo freqüentemente levam a ataques de injeção.
Quando a entrada do usuário não é verificada cuidadosamente, a porta fica aberta para que comandos ou caracteres maliciosos sejam introduzidos no sistema.
Os invasores podem injetar código ou comando malicioso que o sistema pode executar se a entrada não for higienizada e validada.
Além disso, o tratamento incorreto de dados, como codificação inadequada ou escape inadequado de caracteres especiais, pode fornecer aos invasores acesso ao comportamento pretendido do sistema.
O que é risco de ataque de injeção?
A vulnerabilidade potencial de um sistema ou aplicativo a ataques de injeção é chamada de risco de injeção. Se códigos ou comandos maliciosos forem inseridos e executados com dados não confiáveis, poderá ocorrer acesso não autorizado, manipulação de dados ou outras ações maliciosas. Fraquezas na validação de entrada do sistema, no gerenciamento de dados e nas regras de segurança criam riscos de injeção. Se a entrada do usuário não for validada adequadamente ou as fontes de dados externas não forem processadas e limpas adequadamente, um sistema ou aplicativo se tornará vulnerável a ataques de injeção. Isso pode incluir codificação inadequada, exclusão de caracteres especiais, dependência de informações do usuário sem verificação e falta de medidas de segurança para impedir a execução não autorizada de código.
10 ataques de injeção mais perigosos em 2024
Code injection
SQL injection
Command injection
Cross-site scripting
XPath injection
Mail command injection
CRLF injection
Host header injection
LDAP injection
XXE Injection